segunda-feira, 13 de abril de 2015

Nas Livrarias: Concreto Vol. 1 – Nas Profundezas


Paul Chadwick iniciou sua carreira criando storyboards para estúdios como Disney, Warner Bros, Lucasfilm, entre outros. Nos quadrinhos, ilustrou a série Dazzler (da mutante conhecida como Cristal no Brasil) para a Marvel Comics, antes de criar Concreto, série autoral que fez sua estreia na primeira edição da revista Dark Horse Presents, em julho de 1986, pela Dark Horse Comics.
Continuando o seu trabalho, Chadwick escreveu para o selo Vertigo da DC Comics, a minissérie Gifts of the Night (inédita no Brasil), que trouxe arte de John Bolton. O autor também é conhecido por suas histórias feitas exclusivamente para o site oficial dos filmes da série The Matrix.
Publicado aqui no Brasil pela editora HQM, Nas Profundezas é o primeiro volume da coleção que reimprime as primeiras histórias clássicas de Concreto, série vencedora do Eisner Award na categoria de “Melhor Série Estreante” em 1988. Este volume conta a misteriosa origem do personagem em histórias que abordam aspectos mais adultos e profundos do que qualquer um poderia esperar de uma série em quadrinhos que tem como protagonista uma enorme criatura feita de pedra.
Concreto na realidade é a mente de Ronald Lithgow, presa dentro de uma casca de pedra. Um corpo que o permite caminhar sem ajuda no fundo do oceano, ou sobreviver ao desmoronamento de milhares de toneladas de detritos em uma mineradora… mas que também o impede de sentir o toque de uma mão humana. Apesar da descrição…

"… Ele tem dois metros e meio de altura e pesa quase meia tonelada. Suas mãos podem amassar aço como uma folha de papel, e seus olhos podem acompanhar o voo noturno de um morcego só com a luz das estrelas. Ele também pode ficar uma hora sem respirar e caminhar durante dias carregando grandes pesos sem se cansar. Sua pele é tão áspera e dura quanto seu nome poderia sugerir, mas, por dentro, ele é uma das pessoas mais humanas e fascinantes dos quadrinhos modernos..."

Não espere grandes sagas épicas e nem crossovers com inúmeros super-heróis fantasiados. Cada aventura deste personagem mostrará as diversas facetas do ser humano diante de situações extremas, somadas a contos curtos nunca antes reunidos, incluindo os vencedores do Eisner “O Brilho Laranja” e “Vagabundo”, um relato biográfico de Paul Chadwick sobre um mochileiro que cruzou o país.
Concreto é um dos personagens mais humanos das HQs, as histórias são tão ricas e gratificantes como em qualquer ficção gráfica. Desde sua estreia, o personagem e Paul Chadwick (seu criador/escritor/desenhista) já receberam inúmeros prêmios e indicações das principais instituições que elegem os melhores da indústria dos quadrinhos.
Graças a editora HQM essa grande obra vai ser publicada aqui no brasil em 7 volumes, não deixe de comprar.



Concreto Vol. 01 – Nas Profundezas
Editora HQM
Roteiro e Arte: Paul Chadwick
Capa cartonada com orelhas
17 x 26 cm
208 páginas
R$ 49,90

Nenhum comentário: