segunda-feira, 6 de abril de 2015

Nas Livrarias: Cianeto & Felicidade e Sorvete & Depressão


Não se deixe enganar pelos toscos bonequinhos palitos que passam a sensação de uma historinha ingênua e infantil que qualquer um consegue desenhar. Cianeto & Felicidade e Sorvete & Depressão são duas coletâneas de tiras publicadas pela editora Leya que contêm um humor ácido e politicamente incorreto, mas tão politicamente incorreto, que poucas pessoas teriam coragem de torná-las públicas.
Esses quadrinhos, lançados originalmente no site www.explosm.blogspot.com  (com versão inclusive para português) contém aquele mesmo humor sem noção das piadas que contamos quando estamos muito à vontade, e geralmente bêbados, com nossos amigos mais próximos.
São quadrinhos que metem o dedo na ferida e rirem de muitos, todos talvez, tabus da sociedade; de tudo aquilo que os profissionais do humor de hoje são proibidos de rirem, se não quiserem causar polêmicas e demissões (e, em alguns países, até atos terroristas). Tratam de assassinato, aborto, drogas, racismo, machismo, deficiências físicas, assédio sexual, violência infantil, canibalismo, zoofilia e tudo mais que sua mente deturpada conseguir imaginar.
As tiras são frutos da reunião de quatro malucos (Dave McElfatrick, Rob Den Bleyker, Kris Wilson e Matt Melvin), cada um de um lugar diferente do mundo, que resolveram compartilhar suas insanidades através da web no já distante ano de 2004. De lá para cá o site cresceu vertiginosamente, sendo considerado hoje uma das páginas mais acessadas da internet.
Além do estilo “anarquista” do quarteto, que permite e até incentiva que suas tiras sejam publicadas e compartilhadas em qualquer meio, o fator que contribui muito para a repercussão do trabalho é a despretensão das tiras.


Diferentemente da maioria das HQs atuais, não são os poderes mirabolantes dos personagens, nem as tramas intrincadas de papo cabeça com abordagens que ninguém nunca pensou antes, tampouco o acabamento primoroso dos desenhos, das cores e da edição em si; a força da obra se dá no fato de serem piadas com temáticas extremamente simples que todo mundo – fã de HQs ou não – poderia fazer, num estilo que qualquer um poderia seguir.
O público, acredito, nem chega a perceber que esta lendo uma HQ de fato, quer apenas rir de seu conteúdo e passar para a próxima piada e depois compartilhá-la com os amigos seja por e-mail, Facebook, Wathsapp ou qualquer outra mídia social.
Cada volume apresenta algumas tiras inéditas, mas somente Sorvete & Depressão contém divertidíssimos passatempos – desnecessário dizer que também são todos politicamente incorretos.
Essas coletâneas vão na contramão de tudo o que é publicado em termos de quadrinhos no mercado atual, justamente por isso são obras que têm o potencial de fazer muito sucesso para o público em geral.


Cianeto & Felicidade
Autores: Dave McElfatrick, Rob DenBleyker, Kris Wilson e Matt Melvin
Editora: Leya
160 páginas
R$ 39,90


Sorvete & Depressão
Autores: Dave McElfatrick, Rob DenBleyker, Kris Wilson e Matt Melvin
Editora: Leya
176 páginas
R$ 39,90

Nenhum comentário: