segunda-feira, 23 de março de 2015

Morreu o desenhista Irwin Hasen


Irwin Hasen, desenhista da Era de Ouro, faleceu no dia 13 de março, em Manhattan, Nova York, nos Estados Unidos, aos 96 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.
Nascido em 18 de julho de 1918, ele começou sua carreira em 1940, desenhando HQs para o estúdio de Harry Chesler, incluindo The Green Hornet, The Fox, Secret Agent Z-2, Cat-Man, The Goldbergs eThe Flash. Entre 1941 e 1952, trabalhou para Sheldon Meyer, na DC Comics (que na época era aNational Comics).
Ele desenhou o Lanterna Verde e é o criador dos personagens Pantera (Wildcat), junto com Bill Finger; e Citizen Smith, o filho do Soldado Desconhecido. Durante a Segunda Guerra Mundial – após o ataque japonês a Pearl Harbour, em dezembro de 1941 –, Hasen atuou no exército estadunidense, como editor do Fort Dix Post, uma publicação militar daquele quartel, durante quase dois anos.
Após ser liberado do serviço militar, em 1946, ele retornou ao seu trabalho na DC Comics, ilustrando Flash, Lanterna Verde, Johnny Thunder e Sociedade da Justiça.
Entre 1955 e 1986, ele abandonou as revistas em quadrinhos para desenhar a tira diária Dondi, uma criação de Gus Edson, publicada em centenas de jornais dos Estados Unidos. Após a morte de Edson, em 1966, o autor passou a administrar a tira, junto com o colaborador Bob Oksner.
Hasen chegou a fazer uma ponta na adaptação cinematográfica de Dondi, um filme de 1961, estrelado por David Kory (como Dondi), David Janssen e Patti Page.
Dondi é um órfão de cinco anos de idade, encontrado por soldados estadunidenses num vilarejo italiano destruído, durante a Segunda Guerra Mundial.


FONTE: Universo HQ

Nenhum comentário: