sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Das nuvens ao asfalto... A construção da realidade em “Alias: Codinome Investigações”


 O livro de Marcelo Soares derivou de sua pesquisa para o Mestrado em Comunicação da UFPB, cujo objetivo foi observar as tentativas de aproximação dos quadrinhos com a realidade, definindo-se pela série Alias, um trabalho aclamado por público e crítica lançado entre 2001 e 2004 pela editora norte-americana Marvel Comics. Sua escolha se deu por se tratar de uma obra que busca, dentro do universo fantasioso dos super-heróis, trabalhar conceitos realistas, construindo um real diferenciado do tradicional mostrado nesse gênero.
Alias desconstrói a imagem de divindade invulnerável, forte e completamente altruísta atribuída aos super-heróis para trazer um olhar mais ordinário, no sentido de homem comum, aos heróis. “Alias não só aborda outra atitude perante a existência heroica, mas traz com isso uma representação do universo dos heróis também mais próxima do mundo real, isto é, tratando tanto de temas mais pessoais, como relacionamentos, desejos, culpas e falhas, quanto sociais, como desaparecimento de pessoas, imagem da mulher e drogas”, diz Marcelo.
Utilizando esse universo criado ao longo da série, o autor procurou compreender como a obra de autoria dos americanos Brian Bendis e Michael Gaydos dialoga com a realidade, tanto nas temáticas trabalhadas, quanto nas caracterizações de personagens, situações, cenários e como esses discursos proporcionam uma noção de real dentro de um ambiente fantástico.


Das nuvens ao asfalto: A construção da realidade em “Alias: Codinome Investigações”
Marcelo Soares
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2014, 182 págs., R$5,00. Ebook em PDF.

Nenhum comentário: