quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Livro analisa os quadrinhos e suas disputas jurídicas

O livro Comic Art, Creativity and the Law, de Marc H. Greenberg, preenche uma importante lacuna. É uma obra que analisa historicamente os quadrinhos estadunidenses e as disputas jurídicas ao redor de autores, personagens e editoras.
Greenberg explora a evolução das leis do direito autoral (copyright) nos Estados Unidos, desde o final da década de 1930, quando surgiram os super-heróis. Outros assuntos abordados são: a relação da justiça com o que se chama trabalho contratado (work for hire), censura, licenciamento, direito autoral, distribuição internacional e outras questões legais.
Além disso, o autor explica o uso legal de termos como obscenidade, paródia e uso justo (fair use) em relação aos quadrinhos.
Marc H. Greenberg é advogado e professor de direito, da Golden Gate University School of Law, e um grande aficionado por história em quadrinhos.
O livro, da Edward Elgar Law and Entrepreneurship Series, foi publicado em agosto, tem capa dura, 208 páginas, é ricamente ilustrado e custa 110,00 dólares.

Nenhum comentário: