quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O FLAMA de Deodato Borges


FLAMA, um personagem do Quadrinho Brasileiro, publicado na Cidade de Campina Grande do Estado da Paraíba... No início dos anos 60, quando o produtor da Rádio Borborema, ZY07 (que funcionava no Edifício São Luiz),  o jovem de 25 anos, Deodato Borges, chefe das emissoras associadas, apresenta um programa que iria agradar ouvintes adultos e crianças: As Aventuras do Flama. O programa ia ao ar de 2ª a 6ª, às 13:00, chegando a mais de 2.200 capítulos...
A Hora do Flama fez muito sucesso na década de 60 e era na verdade um concorrente de outro programa também de aventuras— “Jerônimo, O Herói do Sertão”, retransmitido pela Radio Jornal do Comércio de Recife. O programa seguia a mesma receita de todos os programas do gênero, Tinha seus fã-clubes, carteirinhas do Clube do Agente Secreto do Flama que tinham livre acesso às dependências do auditório da Rádio, com sorteio de brindes, prêmios, etc..
Como quase todos os programas de aventuras no Brasil, terminou também em quadrinhos  As Aventuras do Flama, lançado em 1963, desenhada por Deodato Borges, também autor, apresentador e rádio-ator do seriado... 
O personagem, evidentemente, apresentava traços físicos do seu criador, como seu bigodinho típico... Foram lançadas duas ou três edições, hoje sem qualquer exemplar para registro, além de algumas páginas de acervos documentais.  Consta que foi impresso nas oficinas do “Diário da Borborema” e a primeira edição foi vendida como encarte do “Sesinho”. Na apresentação da primeira edição de As Aventuras do Flama, na página 5, no Bilhete dos Leitores:

“A revista que vocês estão começando a ler, neste momento, é um relato completo das minhas mais emocionantes aventuras, demonstrando, através das histórias em quadrinhos, que o crime não compensa e que,onde quer que haja um criminoso, aí estará um defensor da Lei, lutando para que se faça justiça.”

O herói tinha semelhanças com o personagem de Eisner, The Spirit... O Flama tinha no seu cast, o delegado Laurence, sua filha e namorada do Flama—Eliana e Bolão. O herói era um vigilante mascarado a serviço da justiça local, sempre convocado para elucidar os casos e situações perigosas, usava uma pistola e suas habilidades fora do comum para combater o crime. Não tinha poderes especiais mas na aventura contra o Dragão Vermelho, “o Flama suporta as queimaduras terríveis...”, ficando aqui um gancho, para quem sabe, desenvolver uma possível habilidade do “flama”(?!).


PARA LER ON LINE - AQUIhttp://issuu.com/scanscomics/docs/catalogador_0

Nenhum comentário: