quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Morre, aos 80 anos, o quadrinista Deodato Borges, criador do Flama

Ele morreu durante uma sessão de hemodiálise em hospital de João Pessoa.
Flama foi um dos primeiros super-heróis dos quadrinhos brasileiros.

Deodato Borges foi o criador do super-herói Flama (Foto: Divulgação/Brasil Comic Con)

Morreu em João Pessoa, aos 80 anos, o quadrinista Deodato Taumaturgo Borges, criador do Flama, super-herói originado em 1960 no rádio e lançado como história em quadrinhos em 1963. A morte foi constatada às 12h50 desta segunda-feira (25), em João Pessoa, durante uma sessão de hemodiálise em que Deodato teve duas paradas cardíacas. Na segunda, os médicos não conseguiram reanimá-lo. O sepultamento será às 16h de terça-feira (26), no cemitério Jardim Mangabeira, no bairro de mesmo nome.
Natural de Campina Grande, Deodato Borges foi um dos pioneiros das histórias em quadrinhos na Paraíba e o seu personagem, Flama, foi um dos primeiros heróis dos quadrinhos brasileiros, segundo a Brasil Comic Con. As presenças dele e do filho Mike Deodato Jr. estavam confirmadas para o 2º Brasil Comic Con, que vai acontecer em novembro em São Paulo.
Deodato Borges morreu aos 80 anos.
Mike Deodato Jr. informou sobre a morte do pai nas redes sociais. “O Flama morreu”, publicou. Tendo o pai como referência, Mike Deodato Jr. é ilustrador da Marvel e responsável por quadrinhos como “Os Vingadores”.
Segundo informações da nora de Deodato Borges, Ana Paula Falcão,  ele havia sido diagnosticado com câncer no sistema urinário há cerca de dois meses. Ele já estava há aproximadamente 15 dias internado em um hospital particular de João Pessoa e chegou a fazer uma cirurgia para retirar um dos rins na semana passada. Ainda de acordo com ela, ele estava tendo uma melhora significativa depois da cirurgia, mas não resistiu à segunda sessão de hemodiálise.
Com cinco edições publicadas, a revista As Aventuras do Flama foi a primeira do tipo criada na Paraíba. Além de criar o Flama, Deodato Borges foi um grande fomentador dos quadrinhos na Paraíba e chegou a ser diretor da Rádio Tabajara e Secretário de Comunicação da Paraíba.

Nenhum comentário: