terça-feira, 15 de julho de 2014

Eventos Underground no Sul

Confira um resumo de três eventos independentes que movimentaram a região sul do país no finalzinho de 2013 e começo de 2014:
Eventos, 2º Faça Você Mesmx, Flávio Grao
Faça Você Mesmx 2 - No dia 1º de dezembro de 2013, ocorreu no Vó Zuzu Atelier, em Porto Alegre o “Faça Você Mesmx 2”, uma mostra de publicações e cultura alternativa. O evento trouxe bate-papo com fanzineiros, lançamento de fanzines, feira de fanzines (venda e troca), além de show com bandas undergroud. No bate-papo, Law Tissot (Fanzinoteca Mutação) e Aline Ebert mostraram as possibilidades da estética dos fanzines além do papel.

Law com o conceito de Zine Objeto e Aline apresentando o uso da comunicação dos zines na Moda. Na sequência os quadrinhistas Gabriel Rainer, Diego Gerlach, Dr. Insekto e Leonardo Garbin falaram de seus trabalhos e a relação com os fanzines comentando como conheceram e passaram a fazer zines.
O convidado especial foi o fanzineiro e quadrinhista Flávio Grão, que veio a Porto Alegre e ao evento para lançar seu mais novo trabalho: “A Mitologia do Descompasso”. Grão falou de sua trajetória no underground e da produção deste seu recente trabalho. Além das palestras, a galera aproveitou para adquirir uma série de publicações alternativas, com zines das mais diferentes temáticas, como os quadrinhos do Grupo Quadrante Sul.
No final, as bandas Medialunas e Gipsy Rufina mostraram seus trabalhos e encerraram o evento. Parabéns aos organizadores que oportunizaram à galera que produz independente mostrar sua arte.
Eventos, 1º MOCA, Oficina Zines
1º MOCA – Mostra de Comunicação Alternativa – Alvorada/RS é uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Como uma cidade da periferia, eventos underground são raros, por isso o MOCA – Mostra de Comunicação Alternativa – deve ser saudada como uma grande iniciativa. O evento procurou agregar toda a mídia alternativa através de oficina de fanzines e grafite, debates sobre rádios WEB, exibição de filmes e exposição de fanzines.

O evento ocorreu em três dias, em 2013, no Subtê Café, espaço de cultura underground da cidade. Na quinta, 12 de dezembro, foi exibido o documentário “Fanzineiros do Século Passado”, produzido por Márcio Sno. Na sequência os fanzineiros Denilson Reis e Anderson Ferreira falaram de suas experiências em editar fanzines. Na sexta, 13 de dezembro, ocorreu o debate sobre Rádio e TV WEB com Cláudio Cunha (Dinâmico FM), Taylor (3W), Loiva (OlharTV) e Flávio (Rádio Acásia).
Fechando o evento, sábado, 14 de dezembro, tivemos as oficinas de grafite, com o pessoal da Caixa Tape e, oficina de fanzines, com Eloenes Silva e Márcia Antunes. O evento foi coordenado por Ricardo Bolonha, Paulo Jazzin, Eloenes Silva e Denilson Reis.
Eventos, Tarde Multicultura
Tarde Multicultural Sem Fronteiras – Fábio Barbosa é um agitador cultural. O cara chegou do Rio de Janeiro para morar em Porto Alegre e em pouco tempo já estava envolvido com a chamada cultura marginal e os movimentos de contracultura. No dia 11 de janeiro de 2014, no Centro de Cultura Libertária da Azenha, em Porto Alegre ocorreu a Tarde Multicultural Sem Fronteiras, evento organizado e coordenado pelo Fábio.

Durante um agradável tarde de verão, em que rolou até um chuva para refrescar a alma da galera, fanzines, livros, moda, música e teatro mostraram as múltiplas facetas da cultura underground de Porto Alegre. Os fanzineiros Denilson Reis, Giselle Andrade, Odair Fonseca e Kamila Lin falaram de suas experiências com a produção de fanzines, os caminhos da auto-publicação e o uso do fanzine como ferramenta pedagógica.
A escritora Giselle Jaques apresentou a produção de livros de literatura GLBT. Entre outros artistas, colagens, pintura, poesias, teve a participação do músico Branco Oliveira.

Nenhum comentário: