quarta-feira, 7 de maio de 2014

Lançamento: Yeshuah - Onde tudo está


‘Yeshuah – Onde tudo está’ encerra a trilogia de Laudo Ferreira sobre a vida de Jesus em HQ
 
Três anos após o lançamento do segundo livro, Yeshuah – Onde tudo está encerra a obra de Laudo Ferreira sobre a vida de Jesus. O último volume é baseado nos evangelhos canônicos, pesquisas em livros apócrifos e fontes históricas, e narra a viagem de Yeshu (Jesus) à Jerusalém para a Páscoa, a última ceia, a prisão, o julgamento e sua execução.
Segundo o autor “este último livro, trataria da morte (…). Não dentro de uma perspectiva mórbida, fúnebre, como o tema pode a princípio sugerir, mas como uma etapa que finaliza, para a verdadeira transformação acontecer. A morte que fala da vida. O rito da passagem que todos, (…) passam, morremos a cada final de ciclo, desde quando lá atrás nascemos. Morremos e renascemos para outros novos momentos. E assim seguimos adiante.”
Laudo retoma passagens bíblicas como o apedrejamento da mulher adúltera e a ressurreição Lázaro, incorpora referências ao xamanismo e humaniza personagens da mitologia cristã ao criar cenas sensíveis como o reencontro de Yeshu com seu pai Yoseph (José) que durante anos guardou dúvidas sobre origem daquele filho.
A terceira parte aborda os desdobramentos políticos e religiosos que os ensinamentos e curas provocaram em entre judeus e romanos. A tensão cresce à medida que Yeshu atrai cada vez mais pessoas. Encontramos uma figura de Jesus que procura viver de acordo com suas crenças até o fim, e muitas vezes é incompreendido por sua família, pelos sacerdotes, pelo povo ou mesmo por seus discípulos, mas encontra em Miriam Magdalit (Maria Madalena) uma companheira com quem divide suas inquietações.
Personagens como Yehudah (Judas Iscariotes), Bar Aba (Barrabás) e Cláudia Prócula, a esposa de Pilatus, ganham espaço na trama e apresentam nuances que vão além dos relatos bíblicos e referências históricas. Laudo incorpora diversos elementos de sua pesquisa, sem deixar de ser autoral.
 Yeshuah – Onde tudo está reconta uma história que influencia a cultura ocidental há mais de dois mil anos e convida o leitor, independente de suas crenças, a refletir sobre o que o legado de Jesus representa para cada um de nós.


Laudo Ferreira é quadrinista e ilustrador. Participou da cena de fanzines na década de 1980 e adaptou para os quadrinhos o filme "À meia-noite levarei sua alma", de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. É autor Histórias do Clube da Esquina (Devir, 2011), que narra a história da criação do movimento musical mineiro e adaptou O auto da barca do inferno, de Gil Vicente (Peirópolis, 2011).

Nenhum comentário: