sábado, 1 de março de 2014

Documentário sobre cartunistas apresenta arte inédita de Bill Watterson

Stripped é um documentário sobre cartunistas e tiras em quadrinhos, que vai explorar a arte, os criadores, método de trabalho e as mudanças que a mídia está passando nos últimos anos com a chegada do meio digital e a crise dos jornais impressos, com mais de 166 saindo de circulação desde 2008, nos Estados Unidos.
A direção é de Dave Kellett e Fred Schroeder. Eles entrevistaram mais de 70 artistas, dentre eles Bill Watterson (Calvin & Haroldo), Jim Davis (Garfield), Mort Walker (Recruta Zero) e Scott McCloud (Desvendando os Quadrinhos). Também foram ouvidos Cathy Guisewite, Matt Inman, Jeff Keane, Ryan North, Lynn Johnston, Zach Weiner, Scott Kurtz, Richard Thompson, Jeph Jacques, Stephan Pastis, Bill Amend, Kate Beaton e vários outros.
Outra novidade é que o cartaz do documentário foi produzido por Bill Watterson, seu primeiro trabalho desde que Calvin & Haroldo terminou, em 1995. “Nas mãos certas, tiras em quadrinhos alcançam uma beleza e uma elegância que se comparam a qualquer outro tipo de arte”, afirma o autor no filme.
Para o codiretor Fred Schroeder, “parecia que Bill realmente queria expressar alguns pensamentos sobre quadrinhos e cartunistas, onde essa mídia esteve e para onde ela está caminhando”.
Stripped será lançado em DVD e nos meios digitais, como o iTunes, a partir do próximo dia 2 de abril. Assista ao trailer abaixo.



Nenhum comentário: