segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Novo site brasileiro vende HQs em formato digital


O website Mais Gibis estreou, no dia do quadrinho nacional, como a primeira loja brasileira que vende quadrinhos digitais de várias editoras. O site oferece HQs nacionais e estrangeiras em formato PDF, CBR e CBZ, sem restrições de acesso ou leitura – o comprador pode levar seu arquivo para o dispositivo (computador, celular, tablet) que quiser.
Na estreia, o Mais Gibis traz a versão digital de Juiz Dredd Magazine, publicado nas bancas brasileiras pela Editora Mythos, com material da britânica 2000AD, destacando histórias do famoso policial futurista e contos de autores famosos, como Alan Moore.
Outros destaques são as HQs da Balão Editorial, editora que oferece quatro obras de autores nacionais: Hector & Afonso – os Passarinhos, EntreQuadros, Mary e Todo Mundo é Feliz. E para os fãs de André Diniz, o Mais Gibis também trará o conteúdo do Muzinga.Net, com as graphic novels do autor (e colaboradores), incluindo Duas Luas, inédita no Brasil.
As HQs têm preços que variam entre R$ 3,90 e R$ 6,90. Ao efetuar a compra – via cartão de crédito ou boleto bancário –, o leitor recebe links para efetuar o download da sua leitura em três formatos: PDF, CBR e CBZ. Cada formato pode ser baixado até três vezes pelo comprador. O site recomenda programas e apps para leitura em telas de computador, celular e tablet.
Diferente de sites como Comixology, as HQs comercializadas pelo Mais Gibis podem ser lidas em qualquer plataforma, sem restrições DRM. Seguindo tendências de outras empresas, como a Image Comics, a proposta é que o comprador possa guardar e lidar com o arquivo da forma que quiser.
O Mais Gibis pretende integrar mais HQs de editoras nacionais e internacionais em breve, abrindo espaço também para autores independentes interessados em vender sua produção no formato digital. A proposta é explorar o mercado do quadrinho digital no Brasil, que ganha cada vez mais importância em outras partes do mundo, como EUA, Japão e França.
A criação e produção do Mais Gibis está a cargo de Fabiano Denardin, Giovanni Faganello e Érico Assis – mesma equipe responsável pelo site de webcomics Outros Quadrinhos, com a colaboração das editoras Mythos, Balão Editorial e Muzinga. 

Nenhum comentário: