quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Inauguração da primeira galeria de ilustrações do País


Haverá exposição inaugural, denominada “São Paulo Ilustrada”, onde artistas retratam sua visão sobre a maior metrópole do hemisfério sul
No dia 5 de dezembro, em São Paulo, a Galeria Ornitorrinco exibirá obras ilustradas e promoverá o desenvolvimento da ilustração e de seus autores por meio de exposições regulares e eventos paralelos, como cursos e workshops relacionados à área.
Idealizada pelos ilustradores Mauro Souza e Marcio Guerra, a Galeria será a primeira galeria de ilustrações do Brasil. Localizada à Avenida Pompeia, 520, o espaço exibirá obras de ilustradores consagrados, além de jovens artistas promissores.
Em sua exposição inaugural, denominada “São Paulo Ilustrada”, artistas retratarão sua visão sobre a maior metrópole do hemisfério sul, uma cidade plural e orgânica que, apesar de controversa, congrega todos aqueles que por ela passam ou residem. Dessa forma, as obras não serão somente o registro de um momento, um lugar, um personagem ou um sentimento, mas, a expressão artística do autor versus sua relação com a cidade.


 A ideia da abertura da galeria remonta ao início deste ano. Na ocasião, Mauro Souza e Marcio Guerra, sócios do Estúdio Ornitorrinco, perceberam que havia uma demanda do mercado de colecionadores e consumidores de arte por trabalhos de ilustração já conhecidos no mercado editorial e publicitário.
Em paralelo a isso, ilustradores produziam expressivamente, porém sem um local em que pudessem expor suas obras. Aliando essas duas necessidades, resolveram criar a primeira galeria brasileira de ilustração.
A mostra inaugural, que ficará até o dia 5 de fevereiro, reunirá em seu acervo obras de Alexandre Eschenbach, Anderson Nascimento, Attílio, Baptistão, Claudio Gil, Davi Calil, Gonzalo Cárcamo, Jean Galvão, João Montanaro, Julia Bax, Junior Lopes, Kako, Leo Gibran, Marcio Ramos, Montalvo Machado, Orlando Pedroso, Rogério Coelho, Wagner Zuri, Willian Chamorro e Zé Otávio, que serão comercializadas.
Os apreciadores da arte dos desenhistas poderão encontrar algumas surpresas no acervo para venda como uma arte exclusiva e inédita do ícone dos quadrinhos Alex Raymond (desenhista do Flash Gordon e RipKirby entre outros).
O local ainda organizará exposições regulares, com 30 a 60 dias de duração, assim como cursos e workshops relacionados à área, a partir de janeiro. Entre eles, estão: Oficina de encadernação com Alexandre Eschenbach; Workshop de caricatura com Baptistão; Palestras com Montalvo Machado; e Workshop de ilustração editorial, por Mauro Souza.


Exposição Inaugural “São Paulo Ilustrada”

Os artistas Alexandre Eschenbach, Anderson Nascimento, Attílio, Baptistão, Claudio Gil, Davi Calil, Gonzalo Cárcamo, Jean Galvão, João Montanaro, Julia Bax, Junior Lopes, Kako, Leo Gibran, Marcio Ramos, Montalvo Machado, Orlando Pedroso, Rogério Coelho, Wagner Zuri, Willian Chamorro e Zé Otávio retratarão sua visão sobre a maior metrópole do hemisfério sul, uma cidade plural e orgânica que, apesar de controversa, congrega todos aqueles que por ela passam ou residem. Dessa forma, as obras não serão somente o registro de um momento, um lugar, um personagem ou um sentimento, mas, a expressão artística do autor x sua relação com a cidade.
Período: de 5/12/2013, às 19h (abertura), a 5/02/2014
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 19h
Local: Galeria Ornitorrinco (Av. Pompeia, 520)
Tel.: (11) 2338-1146
Site: www.galeriaornitorrinco.com.br
E-mail: contato@galeriaornitorrinco.com.br
Compras: através de pagamento em dinheiro ou cartão de crédito. 

Nenhum comentário: