sábado, 9 de novembro de 2013

E-book “A história dos quadrinhos no Brasil”

O e-book A história dos quadrinhos no Brasil compila as colunas dedicadas à história dos quadrinhos no Brasil, escritas por Ivan Saidenberg (1940-2009) entre 17 de agosto e 26 de outubro de 1980, no Jornal de Hoje, de Campinas. Obra é um resgate histórico deste que foi um dos principais quadrinistas brasileiros.
O autor é Ivan Saidenberg, trabalhou nos Estúdios Disney da Editora Abril nos anos 1970 até 1985, escrevendo cerca de mil roteiros para personagens como Zé Carioca, Pato Donald, Peninha, Mickey e Pateta, e trabalhando ao lado de artistas como Renato Canini e Waldyr Igayara. Criou o Morcego Vermelho, Morcego Verde (Zé Carioca), Pena Kid, Pena das Selvas, Penado (O Espírito que Desanda) e os primos do Zé Carioca, entre outros.
Escreveu outras várias centenas de roteiros para estúdios brasileiros, tendo colaborado com a Turma do Pererê, de Ziraldo, a Turma do Lambe-Lambe, de Daniel Azulay, e a Turma da Fofura, de Ely Barbosa. Criou também personagens próprios, como o piloto de corridas Va-Va-Vum (revista Crás) e Rei Napo, o Leão, sátira política ao governo de João Batista Figueiredo, publicada pelo jornal City News, de Campinas, onde morou de 1971 a 1988. Faleceu em 30 de setembro de 2009, devido complicações do diabetes e insuficiência arterial.
O lançamento é da Marsupial Editora e por enquanto, o livro está disponível apenas na Amazon, em formato Kindle. Estão previstas versões do e-book para outras plataformas em breve. A versão digital de A História dos Quadrinhos no Brasil tem 59 páginas e custa R$ 3,99. O arquivo está disponível para a compra clicando aqui

Nenhum comentário: