quinta-feira, 11 de julho de 2013

Metrô de São Paulo expõe caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba


Uma brecha para o riso na correria do cotidiano é o que as 69 mil pessoas que circulam diariamente pela Estação Clínicas do Metrô de São Paulo encontrarão, a partir desta quarta-feira (10), na exposição Caricaturas do Salão Internacional de Humor. A mostra traz 30 obras do acervo do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), a maioria de brasileiros consagrados que tiveram seu talento reconhecido no tradicional evento das artes gráficas realizado no interior paulista, que chega aos 40 anos em 2013.
As caricaturas selecionadas retratam personalidades famosas do cenário nacional, como Maguila, Raul Cortez, Zé do Caixão, Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Tim Maia, Chico Buarque, Dercy Gonçalves e Dunga; e internacional, como papa Bento 16, Frida Kahlo, Mike Tyson, Louis Armstrong, Madre Teresa de Calcutá, Winston Churchill, Hugo Chávez e tantos outros.
Entre os brasileiros que assinam as obras está o grande vencedor do último Salão de Humor, Bruno Hamzagic de Carvalho, de Taboão da Serra (SP). E há também o mexicano Carlos David Fuentes Hierrezuelo, o iraniano Saeed Sadeghi e o colombiano Sílvio Vela Correa.
A mostra permanece na Estação Clínicas até o dia 31 de julho e reabre de 10 a 31 de agosto na Estação Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha) e de 10 a 31 de setembro na Estação Luz (Linha 1 – Azul).
Essa é a segunda vez que obras do Salão são expostas no Metrô. Em 2011, uma seleção de cartuns e caricaturas foi apresentada aos passageiros. “Parcerias que resultem em exposições do acervo do Salão em locais de grande visibilidade têm sido uma meta nos últimos anos e as estações do Metrô se enquadram perfeitamente nesse contexto. O público vai se encantar com o apelo visual das caricaturas e com a organização dispensada pelo Metrô na apresentação das obras”, afirma o cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba.

A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, considera a parceria significativa para o Salão de Piracicaba, que recebe todos os anos turistas paulistanos para conferir as charges, caricaturas, cartuns e histórias em quadrinhos expostos no Engenho Central, um dos mais importantes cartões postais da cidade. “Considerando o grande número de pessoas que circularão pela mostra, temos certeza que o Salão ganhará em visibilidade, fundamental no contexto atual, que marca os 40 anos do evento”.
A mostra é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural em parceira com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, por meio do CEDHU Piracicaba, responsável pelo Salão de Humor.

QUATRO DÉCADAS – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais tradicionais do mundo, abre sua mostra oficial no dia 24 de agosto, no Engenho Central, com visitas até 20 de outubro. Além da mostra principal, o CEDHU Piracicaba realiza o Salãozinho de Humor, revelando talentos entre 7 e 14 anos.
Este ano os artistas são incentivados a produzir caricaturas, charges, cartuns e histórias em quadrinhos com os temas Futebol e Saúde, que concorrem, respectivamente, ao Prêmio Temático e ao Prêmio Unimed-Saúde. Ao todo são R$ 46 mil em prêmios aos primeiros colocados.

As inscrições para envio de trabalhos no Salão de Humor estão abertas até 19 de julho e para o Salãozinho o prazo vai até 12 de agosto. O jornalista e publicitário Carlos Colonnese, um dos fundadores do evento, é o presidente desta edição.
Movimento de contestação e resistência à ditadura militar, o Salão de Humor surgiu em 1974. Iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos, recebeu apoio de grandes nomes do humor nacional, como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente jornal “O Pasquim”. Desde a sua criação, serviu de vitrine para grandes profissionais do cartunismo e humor brasileiros, como Laerte Coutinho, Glauco Villas Boas, Angeli, Alcy Linares, os irmãos Paulo e Chico Caruso e tantos outros.

SERVIÇO – Exposição Caricaturas do Salão Internacional de Humor, de 10 a 31 de julho, na Estação Clínicas do Metrô (Linha 2 – Verde). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3403-2615 ouwww.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Press office of the 40th International Humor Exhibition of Piracicaba

Rodrigo Alves | rasilvad@gmail.com | (19) 9147-5733
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009
Rafael Bitencourt | rbitencourt@piracicaba.sp.gov.br | (19) 3403-2609

Nenhum comentário: