sábado, 8 de junho de 2013

Você quer alguém pra bancar seus quadrinhos? Ah, vá CATARSE!


Você faz histórias em quadrinhos no caderno de desenho e tira xeróquis pra distribuir entre os colegas da escola? Tem a maior vontade de publicar seu trabalho pra um público maior do que o colégio e os amigos da rua, mas é um pé rapado sem grana e nem um tio bem-feitor disposto a bancar suas ideias fadadas ao fracasso? Então senta e presta atenção minino.
Imagine se de repente um grupo de idiotas pessoas achasse sua obra suficientemente interessante a ponto de querer juntar fundos para financiar a publicação dela visando como retorno apenas a satisfação de poder tê-la em mãos ou, no máximo, ganhar algum brinde referente a tal obra? Pois bem, esta possibilidade existe, meu amigo, e se chama crowdfunding, ou financiamento público em português do Brasil.
Na verdade esse sistema já existe há algum tempo, portanto não me ocuparei aqui explicando do que se trata (se você não sabe, vá se atualizar. A Wikipedia tá aí pra isso).
Aqui no Brasil já existem alguns sistemas de Crowdfunding, mas o mais conhecido e utilizado é o Catarse. Lá você pode apresentar seu projeto, estabelecer um valor base e esperar que pessoas simpatizem com a sua obra e se disponham a investir nela durante um período também preestabelecido. Caso você consiga atingir o valor pretendido dentro do prazo você recebe a bofunfa e vai ser feliz pra sempre.
Pois bem, eu andei observando que de uns tempos pra cá uma das categorias mais movimentadas por lá é Quadrinhos. Olha só, que coisa!
Veja aí alguns dos projetos que estão rolando no site. Se você pretende lançar um projeto futuramente sugiro apoiar outros antes, nem que seja com 10 ou 20 contos.

Nenhum comentário: