sábado, 4 de maio de 2013

I Concurso de Histórias em Quadrinhos de Cachoeiras de Macacu


O I Concurso de Histórias em Quadrinhos de Cachoeiras de Macacu é uma iniciativa da Secretaria de Cultura em parceria com o blog HQFan e pretende estimular e premiar Histórias em quadrinhos que abordem algum aspecto ou tema relacionado a cidade de Cachoeiras de Macacu (RJ), como lendas, mitos, curiosidades, história oral, história escrita, cotidiano, cenários, personagens e memória do município.
De acordo com os organizadores, o concurso já recebeu muitas confirmações de participação – inclusive de outros estados – e para estimular que outros quadrinhistas embarquem nesta ação as inscrições foram prorrogadas. A nova data final para recebimento de trabalhos é 3 de junho.
As histórias criadas para este concurso não precisam ser completamente inspiradas na cidade de Cachoeiras de Macacu, mas é obrigatório que contenham personagens (reais ou fictícios), ou cenários (com base em fotos, por exemplo), ou fragmentos do texto inspirados em conteúdos culturais de Cachoeiras de Macacu. Para auxiliar o processo de criação artística dos quadrinhistas, a organização do Concurso disponibilizará em seu blog materiais de apoio referentes ao tema do concurso (a cidade de Cachoeiras de Macacu), tais como fotos, textos, links para sites, contatos de historiadores e artistas locais, entre outros.
As inscrições, cujas categorias são Infantil (até 11 anos), Juvenil (dos 12 as 17 anos) e Livre (18 anos em diante), estão abertas a todo quadrinhista, desenhista, roteirista, ilustrador e coletivo, sejam eles moradores de Cachoeiras de Macacu ou qualquer outra cidade. Os vencedores terão suas histórias publicadas em uma revista exclusiva, com tiragem de 1.000 exemplares, que será distribuída entre os vencedores e a organização do concurso.
A avaliação de cada um dos projetos será feito por uma banca técnica formada por: um historiador local; um profissional da área de literatura; um especialista da área de quadrinhos; um membro da Secretaria de Cultura; um membro do setorial de Artes Visuais do Conselho de Políticas Culturais; e um membro do grupo HQFan.
Não há limite de trabalhos inscritos por cada participante. No blog do Concurso você encontra o regulamento completo, ficha de inscrição e o material auxiliar sobre a história de Cachoeiras de Macacu.

Nenhum comentário: