quinta-feira, 25 de abril de 2013

ENTREVISTA: JOLBA


Jorge Luís Bento de Araújo, mais conhecido no ramo das HQBs como JOLBA, nasceu em 31/01/1964, em Stº Antônio de Pádua interior do Rio de Janeiro... E reside em Rio Bonito (RJ). Autodidata quando o assunto é desenho, e ainda pequeno sempre desenhava o pai, a mãe, os professores e colegas, fazia HQs e vendia na escola... Hoje continua a desenhar, mais sempre baseados nas suas próprias observações... Gosta de todos os tipos de artes.
É criador do personagem Ciclone, que foi um fanzine estudantil criado na escola e vendido de mão em mão dentro do Colégio.  O personagem tem uma gama de fãs na internet e desde 2010, quando tive contato com o genial Jolba, tenho acompanhado seus trabalhos. Conheçam um pouco sobre talentoso artista nesta entrevista que ele nos concedeu.

NOVO SISTEMA. Quando começou a desenhar suas próprias HQs e qual o primeiro personagem que criou?

JOLBA. Comecei a desenhar desde pequeno, copiava as capas de revistas que lia, comecei a desenhar asprópriasHQs, no inicio dos anos 80, e o primeiro personagem foi mesmo o Ciclone, e sua vilã a Natureza Negra...

NOVO SISTEMA. Suas influências artísticas?
JOLBA. Quem me influenciou foi o Romita (pai). As revistas do Homem-Aranha dele são para mim as melhores do Aracnídeo...

NOVO SISTEMA. Qual seu trabalho favorito?

JOLBA. Não tenho trabalho que mais gosto. Gosto de todos... Todos são como filhos, e filhos não tem preferencias... O melhor é sempre o que estou fazendo no momento. (Risos!)

NOVO SISTEMA. Quais as parcerias que já realizou?

JOLBA.Parcerias, digo mais intercâmbios, uma ação entre amigos, o Lucasi, um cara com grandes ideias, tem maior aprecio estou sempre pronto no que ele precisar na HQs, viemos com algum tempo atrás com um projeto, mais por problemas pessoais ano passado, acabei não concluindo... E tem você Suad, onde fizemos uma boa HQ, onde discutimos a historias, e você as desenhou magistralmente, e as cores ficaram a cabo meu e do Lunyo. Uma boa parceria... (Risos!)

Página da HQ Homem-Camaleão & Ciclone (2011).
Venho hoje em uma parceria com Antônio Peres (Volpone) em um crossover de nossos personagens, e com a editoração de nada menos que Lancelott onde a parte gráfica é com ele... Uma boa parceria também!

NOVO SISTEMA. Quais os trabalhos que realiza atualmente?

JOLBAHoje, devido ao meu trabalho convencional que me toma algum tempo, me dedico a projetos pessoais, como a Rox Quadrinhos, onde ainda devo postar trabalhos independestes de autores brasileiros em HQ, e os crossover com Peres e Lancelott... Venho também desenvolvendo uma HQ pessoal com desenho e cores e historia minha.

NOVO SISTEMA. Quais são os seus planos para o futuro?

JOLBAMeu plano para o futuro é lançar a revista impressa do Ciclone... Quem sabe o que o futuro nos trará... (Risos!)

 

NOVO SISTEMA. Pra finalizar, uma mensagem para o leitor do Novo Sistema:

JOLBAUma mensagem para os leitores... É que grandes poderes trazem grandes responsabilidades, e isso é a mais pura realidade, e não só uma ficção... Temos que acreditar em nós, e pensar sempre positivo, focar e trabalhar para que o sonho aconteça, um sonho sem trabalho nunca, vai acontecer... Abração!

Conheçam mais sobre o trabalho de Jolba visitando os blogs:


E pelo Facebook:


.

Nenhum comentário: