terça-feira, 12 de março de 2013

Guia dos Quadrinhos completa seis anos de atividade

Site é o maior portal da internet sobre as Histórias em Quadrinhos lançadas no Brasil e anuncia nova edição do “Mercado De Pulgas HQS”

   Criado em 5 de março de 2007 pelo designer e fã de histórias em quadrinhos, Edson Diogo, o site Guia dos Quadrinhos tornou-se uma das mais importantes fontes de pesquisa para estudiosos, professores, jornalistas e fãs dessa mídia.
   Antes da criação do Guia dos Quadrinhos, era uma tarefa árdua conseguir informações confiáveis sobre os quadrinhos publicados no Brasil. Hoje, porém, graças ao trabalho de Edson Diogo e a colaboração imprescindível de cerca de 30.000 usuários apaixonados, que todos os dias ajudam a coletar dados e imagens, os visitantes do website têm à sua disposição informações sobre mais de oito mil títulos, 85.000 edições e 125.000 histórias, além de perfis de nove mil artistas e profissionais da área e fichas sobre mais de 25.000 personagens (E o Homem-Camaleão também está lá!).
   O site traz mais de 100 anos da história da publicação das histórias em quadrinhos no Brasil. Há desde páginas para revistas antigas e pouco lembradas como O Tico-Tico (1905), Almanaque d’O Tico-Tico (1907) e O Juquinha (1912), até os mais recentes lançamentos em bancas de jornais, livrarias e lojas especializadas.
   Graças a um minucioso sistema de buscas, é possível ao visitante do Guia dos Quadrinhos descobrir, por exemplo, em qual revista nacional foi publicada uma história lançada originalmente nos Estados Unidos, na Europa ou na Ásia. Também é possível descobrir em quantas revistas em quadrinhos brasileiras o Homem-Aranha – ou qualquer outro personagem – já apareceu e, mais importante, quais são essas revistas.
   Diferente da maioria dos blogs com capas de quadrinhos existentes na internet, as capas apresentadas no Guia dos Quadrinhos são cuidadosamente restauradas e tratadas, um processo às vezes demorado, mas que é realizado com atenção e dedicação por Edson Diogo.
   Desde o ano passado, o Guia dos Quadrinhos passou a colocar uma “marca d’água” de identificação nas imagens de capas do site. O motivo é que outros sites e blogs estavam se apropriando das imagens sem dar o devido crédito.
   A marca d’água não é uma prática que o Guia dos Quadrinhos goste de adotar, mas Edson não acha justo que seus colaboradores não sejam creditados quando outros sites se apropriam das imagens: no Guia, todas as capas apresentadas trazem os nomes dos colaboradores que as enviaram. E, mais importante: os colaboradores que enviaram as capas conseguem visualizá-las sem a marca.
   Desde 2009, Edson Diogo também organiza o evento Mercado de Pulgas HQ, que reúne centenas de colecionadores e vendedores de quadrinhos para um dia de troca e compra de gibis raros, mangás, livros, DVDs, brinquedos e outros objetos de interesse para o público ligado no mundo da fantasia e aventura.
   A exemplo do que aconteceu na última edição, o público pode esperar palestras e bate-papos com profissionais da área, muitos sorteios de quadrinhos e stands de colecionadores, lojas e editoras, além de outras surpresas e atrações que breve serão reveladas.
   Este ano, o evento ocorrerá em 17 de agosto, na Associação Beneficente Osaka Naniwa Kai (Rua Domingos de Moraes, 1581 – Vila Mariana), que já sediou o evento no ano passado, e será patrocinado pela loja Planeta Gibi


Nenhum comentário: