sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DVD RODOLFO ZALLA - AO MESTRE COM CARINHO


Produzido pelo cartunista Marcio Baraldi, o DVD “Rodolfo Zalla – Ao mestre com carinho” apresenta um pouco da história de um dos maiores cartunistas argentinos. Zalla imigrou para o Brasil em 1963. Além de apresentar o seu estúdio, Zalla narra a sua vida, seus principais trabalhos e sua opinião a respeito do atual mercado de quadrinhos e cartuns.
Logo de início, fala de suas influências, foi leitor de Burne Horgath (desenhista do Tarzan dos anos 1940), Eltony, Enrique Rapela, José Luís Salinas, Laniff, Alex Raymond, Hugo Pratt, entre outros.
Zalla publicou seu primeiro desenho na revista “Passione Blanca” em 1953, aos 22 anos. Depois que a revista fechou, começou a colaborar com revistas de segunda linha, pois, segundo ele, as publicações de primeira linha já eram dominadas pelos monstros sagrados.
No Brasil, vivenciou um dos melhores momentos de nossa indústria editorial de quadrinhos, nos anos 1960 e 1970, época em se publicava quadrinho nacional por meio de projetos lançados pelas editoras Continental e Outubro (atual Taika), GEP, Edrel e Jotaesse.
Tendo extensa experiência como desenhista de quadrinhos, também trabalhou intensamente como ilustrador de livros didáticos e, em 1980, lançaria sua própria editora, a D-Arte, pela qual lançou os gibis Johnny Pecos, Calafrio e Mestres do Terror, os dois últimos permaneceriam por duas décadas nas bancas.
Sobre o mercado atual, Zalla acredita que o quadrinho no Brasil só funciona por meio de livros e edições vendidas em livrarias e sites na internet, considerando que o jovem possui interesse por novas tecnologias e o povo não tem dinheiro para comprar livros e gibis todo o mês.
Nascido na Argentina em 1933, Rodolfo Zalla é um exemplo de artista que desenvolveu sua arte com grande dedicação e qualidade, artista que permaneceu dedicado e em atividade no avançar da idade. Fica registrado a alta qualidade da produção do DVD.
Site para adquirir o DVD: COMIX







Nenhum comentário: